Movimento Artístico: Surrealismo


O Surrealismo foi um movimento artístico e literário idealizado pelo escritor e poeta e crítico francês André Breton (1896-1966) originário de Paris na década de 1920.
“Passarei a minha vida a provocar as confidências dos loucos. São pessoas de uma honestidade escrupulosa e cuja inocência só encontra um igual em mim.”
André Breton
André Breton

Este movimento constitui em uma sequência de atividades criativas fortemente influenciadas pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939), cujo objetivo é trazer à tona o inconsciente do autor em prol do ápice da criatividade de suas obras.
Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, criaram obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária à lógica.
Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram mais bem expressadas. Através da tela e da tinta o artista plástico coloca sua emoções, seu inconsciente e representa o mundo concreto.
A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as ideias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário